Curiosidades do nintendinho/famicom que talvez voce não sabia!

Curiosidades do nintendinho/famicom que talvez voce não sabia!

O primeiro console da Nintendo já trouxe  muita alegria para os jogadores das antigas. E mesmo depois de mais de 30 anos de vida o Nintendinho ainda nos surpreende com curiosidades nostálgicas que você vai ver aqui no nostalgia dos games.
Curiosidades do nintendinho/famicom que talvez voce não sabia!

Todo conteúdo da postagem tambem está no video, assista que está show de bola!

Voce sabia que na tentativa de proteger o console de games de péssima qualidade, a Nintendo estipulou uma quantidade anual máxima de jogos a serem lançados por outras empresas para o aparelho. Isso limitava o NES a receber  somente alguns títulos de outras empresas para o console.

Depois de alguns anos e muitas reclamações das empresas, a nintendo finalmente relaxou suas políticas, e permitiu a chegada de mais games ao aparelho, que o ajudaram a se tornar um dos videogames mais importantes de todos os tempos.
Mas não foi fácil assim não, chegar ao nintendinho  que todos conhecemos hoje.
Nos primeiros protótipos do Famicon, os controles tinham os botões A e B feitos de borracha. O material supostamente deveria tornar o manuseio mais agradável.
Depois de testes, foi constatado que os botões de borracha insistiam em emperrar no controle, já que ficavam presos na parte de plástico. Ao tentar soltá-los, eles terminavam danificados.
Mas não foi só nos joysticks que a Nintendo errou o pulo não.
O Famicon Disk System foi uma tentativa frustrada de expandir as capacidades do console da Nintendo adicionando um leitor de discos. Além de mais baratos, os discos também têm mais armazenamento, e permitiriam jogos maiores e mais complexos.
O projeto infelizmente fracassou, já que a tecnologia era pouco desenvolvida e gerava muitos problemas na hora da execução. Uma versão do Disk System também havia sido planejada para o NES, mas terminou abortada.
A popular pistola do NES sempre intrigou os jogadores, já que parecia muito moderna para sua época. Na prática, o funcionamento da Zapper é bem básico. Ao atirar, toda a tela se torna preta, e então exibe um pequeno quadro branco, onde o alvo está, por uma fração de segundo.
Quando o sensor posicionado na ponta do cano da arma ‘enxerga’ esse quadrado, o alvo é  acertado no game. Essa foi uma das inovações que fizeram com que o console fosse tão famoso na época.

Lançado oficialmente no Japão com uma chamativa combinação de branco e vermelho, o console teve um bom motivo para chegar com esse visual. Essas eram as cores favoritas do então presidente da empresa, Hiroshi Yamaushi, que inclusive costumava usar com cachecol com as mesmas tonalidades.
Outro fato curioso é que essas eram as cores de plástico mais barato na época. Isso ajudou a empresa a gastar menos com a fabricação do aparelho, e faturar ainda mais com seu sucesso.

Na primeira versão do Nintendinho, lançada no Japão, os controles podiam ser presos à lateral do console, criando um visual estilo um tanque de guerra, só que colorido. O primeiro controle é uma versão bem tradicional, enquanto o segundo possui um pequeno microfone, usado em alguns games.

No filme GhostBusters 2 (Os Caça-Fantasmas 2 no Brasil), é possível ver uma versão modificada do controle arcade NES Advantage em ação. No filme,  joystick é usado para controlar a Estátua da Liberdade, que aterroriza as ruas da cidade de Nova Iorque.


Mas não foi só em Hollywood  que o console apareceu de maneira inusitada não. Aqui no Brasil ele também apareceu clonado no Dynavision. O console lançado pela Dynacom nada mais era do que uma cópia  do aparelho da Nintendo, inclusive usando os mesmos cartuchos. Voce já deve ter visto a propaganda do beleza alguma vez.

Preocupada com problemas de corrosão  dos conectores, a Nintendo resolveu criar um novo tipo de Chip para o NES, na esperança de fazê-los durar por muito tempo sem oxidação e outros problemas. Para testar os cartuchos, a empresa designou funcionários para inserir e remover as fitas centenas de vezes no console.

Mesmo se você não é dessa geração de consoles saiba que o nintendinho foi um dos responsáveis pela popularizaçãos dos vídeos games e jogos no mundo inteiro. E hoje temos muito jogos com gráficos fodásticos e modos multiplayer em alta resolução porque o nintendinho começou essa caminhada há mais de 30 anos atrás.

Voce tambem pode assistir ao video dessa matéria dando o PLAY logo abaixo:

0 comentários:

Postar um comentário