Pac Man - Curiosidades nostalgicas desse game das antigas !

Pac Man - Curiosidades nostalgicas desse game das antigas !


Tambem conhecido como come-come, Pac-Man é o mascote amarelo, rechonchudo e guloso da Namco e foi um dos maiores marcos na história dos videogames nos anos 80, mas voce sabia que o personagem mais comedor dos árcades foi criado acidentalmente após a criador comer uma pizza?  È verdade, essa e outras curiosidades sobre o PAC man você encontra aqui no nostalgia dos games.

O criador de Pac-Man, Toru Iwatani, sempre conta que a inspiração para a criação do personagem veio em um dia no qual ele decidiu comer uma pizza inteira sozinho. Ao remover um primeiro pedaço da pizza, a forma que restava era a de Pac-Man como o conhecemos.  È isso mesmo, esse japoneis magrelo e feio que dói decidiu que queria se empanturrar de pizza e por acaso criou o personagem Pac man que se tornou um ícone dos árcades na década de 80.

Os árcades faziam muito sucesso entre o público masculino e o japoneis que come mais pizza que uma tartaruga ninja acreditava que PAC-man atrairia um publico feminino para os fliperamas. Segundo ele, o fato do personagem estar sempre comendo também é uma referência ao público feminino. Ele mesmo disse em uma entrevista: “Garotas gostam de comer”.  Quero ver ele falar isso pra esposa dele !

Uma curiosidade sobre o nome Pac-Man é que no Japão a onomatopeia utilizada para sinalizar que você está comendo é “Paku-Paku”, porque a palavra “Paku” força você a abrir e fechar a boca como Pac-Man. Adaptando a palavra Paku, o nome oficial do jogo seria então Puck-Man, porém ele acabou sendo alterado para Pac-Man por medo de que “Puck” pudesse ser facilmente confundido com um palavrão em inglês.

Mesmo o japa magricela falando que as mulheres comem demais, o PAC man foi um sucesso entre o publico feminino, e então algum tempo depois foi lançado a Ms PAC man.
Isso mesmo, A esposa de Pac-Man, hoje parte integrante da franquia, surgiu inicialmente como uma cópia ilegal, chamada Crazy Otto - utilizando basicamente os mesmos conceitos de Pac-Man em mapas diferentes. Porém, como a Namco não havia produzido ainda uma sequência para Pac-Man, a Midway, que publicava o jogo nos Estados Unidos, comprou Crazy Otto e editou o jogo para relançá-lo como Ms. Pac-Man, aproveitando o sucesso com o público feminino.

O que Pac-Man e Popeye tem em comum? o espinafre !

Muito antes de Mario e seus cogumelos, Pac-Man foi o primeiro jogo a apresentar a mecânica de “Power-Up”, algo que lhe concedia mais poder temporariamente. As pílulas energéticas do personagem permitiam que, por um tempo limitado, ele pudesse devorar os fantasmas que normalmente o perseguiam e eram a causa de sua morte. A ideia de um “Power-Up” surgiu do clássico desenho animado Popeye, onde o protagonista fica mais forte quando come seu espinafre.

Outro conceito inovador de Pac-Man era sua complexa Inteligência Artificial. Cada fantasma tinha uma “personalidade”, uma função no jogo. Um deles perseguia incessantemente Pac-Man, outros dois tentavam se antecipar ao personagem para pegá-lo de surpresa e o último era meio bobo mesmo e só ficava circulando pra La e pra cá.

O mais curioso é que a Namco queria que todos os fantasmas fossem vermelhos na época, o que estragaria toda a mecânica de saber qual fantasma tinha um certo comportamento. Durante as sessões de teste, o criador Toru Iwatani distribuiu questionários perguntando se os jogadores preferiam os fantasmas de uma cor só. Como todos responderam que gostavam deles coloridos, ele usou isso para convencer a empresa.

Pac-Man no Google

Em 2010, no aniversário de 30 anos de Pac-Man, o Google prestou uma homenagem ao guloso mascote trocando seu logo por um doodle que era um divertido minigame do personagem. Muitas empresas reclamaram que seus funcionários estavam deixando de trabalhar pra ficar na jogatina do Google, pois não podiam bloquear o site de busca como faziam com outras distrações. Um estudo publicado posteriormente indicou que os prejuízos por empregados trocando trabalho por uma partida no Google chegaram a quase R$ 300 milhões. Eita vicio!!!



Por enquanto é isso meus amigos, se voces quiserem conhecer mais curiosidades nostalgicas de outros games é só visitar o nostalgia dos games no youtube . Até a próxima!

0 comentários:

Postar um comentário